Ácaros
Ácaros
Ácaros

ÁCAROS

Muito tem se falado hoje em dia sobre pessoas alérgicas a poeira, mofo e ácaros.

Mas, o que são ácaros?

São artrópodes, pertencentes à Classe Aracnídea, o mesmo grupo das aranhas, carrapatos e escorpiões.

 

São seres de tamanho muito pequeno, invisíveis, na maioria das vezes, a olho nu. Estes micro ácaros são responsáveis por respostas alérgicas, tais como: rinites alérgicas, asma e eczemas, que podem variar de indivíduo para indivíduo, dependendo da sua sensibilidade. Eles estão associados a ambientes quentes e húmidos, ideais para sua proliferação. Mas os ácaros não atacam somente o homem. Produtos armazenados também são atacados por estes seres, sendo a maioria das espécies as mesmas do pó das habitações. Quando presentes nos alimentos eles podem deteriorar cereais e outros produtos naturais consumidos tanto pelo homem como pelos animais, causando-lhes doenças de pele e até diarreia.

 

 

São seres diminutos com cerca de 0,5 mm de comprimento e são invisíveis a olho nu. Os ácaros causam sintomas devido aos alógenos contidos nas suas fezes. As partículas fecais têm cerca de 20 cm de diâmetro, ou seja, o mesmo tamanho que um grão de pólen.

Uma fêmea de ácaro deposita vários ovos em diversos substratos, como colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, cortinas, roupas, entre outros. No entanto, o local preferido para a ocorrência dos ácaros é na cama. O espaço entre o lençol e o colchão é ideal para sua sobrevivência. O calor do corpo humano mais a humidade causada pela transpiração, oferece um ambiente.

 

 

Ponha-nos à prova!
Efectua-mos orçamentos grátis. Faça já o seu pedido aqui.