Baratas
Baratas
Baratas

DESBARATIZAÇÃO
Nas áreas urbanas as espécies de baratas mais comuns são três:
  • Barata Americana (Periplaneta americana)
  • Barata Germânica (Blatella germânica)
  • Barata Oriental (Blatta Orientalis)

As Baratas são activas principalmente à noite quando deixam seus abrigos à procura de alimentos. Possuem hábitos alimentares bastante variados, preferindo alimentos ricos em amido, açúcar ou gordurosos. Podem alimentar-se também de celulose como papéis, excrementos, sangue,insectos mortos, resíduos de lixo ou esgoto. Têm o hábito de regurgitar um pouco do alimento parcialmente digerido e depositar fezes, ao mesmo tempo em que se alimentam. Preferem locais quentes e húmidos. A barata de Esgoto (periplaneta americana) normalmente habita locais com muita gordura e matéria orgânica em abundância como galerias de esgoto, bueiros, caixas de gordura e de caixas de inspecção, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e nas áreas externas com muita matéria orgânica (lixo). São excelentes voadoras.

A barata Germânica habita principalmente nas cozinhas, em dispensas, armários, gavetas, interruptores de luz, aparelhos electrodomésticos, dentro de vãos de batentes, rodapés, debaixo dos lava-loiças e em locais como garagens, sótãos com depósitos de papel e caixas de papelão, entre outros. Passam 75% do seu tempo abrigadas próximos aos alimentos. Percebe-se que um local está infestado por baratas através de sinais como fezes, ootecas vazias, esqueletos ou cascas de ninfas quando estas se transformam em adultos, e em altas infestações, observam-se as baratas durante o dia e há um odor característico.

Ciclo de vida

As baratas colocam os seus ovos em uma cápsula chamada ooteca. Essa ooteca pode ser carregada pela fêmea até próximo à eclosão dos ovos (Blatella germânica), ou depositam em local apropriado, normalmente frestas, fendas, gavetas ou atrás de móveis (Periplaneta americana). Cada ovo dará origem a uma ninfa, que, através de várias mudas dará origem ao insecto adulto. As ninfas são menores que as adultas, não possuem asas e são sexualmente imaturas.

 

Blattella Germânica (Barata alemã)

 

Tamanho - 1 a 2 cm. 

Nº de ootecas - 4 a 8

Nº de ovos por ooteca - 35 a 40

Tempo de incubação - 17 a 35 dias

Duração da fase de ninfa - 6 semanas a 6 meses

Tempo médio de vida - 153 dias

Habitat - lugares quentes e humidade elevada

Alimentação - omnívora

Periplaneta Americana (Barata americana)

 

Tamanho - 3 a 4,5 cm. 
Nº de ootecas - 16 - 84
Nº de ovos por ooteca - 10 a 28
Tempo de incubação - 24 a 38 dias
Duração da fase de ninfa - cerca de 5 meses
Tempo médio de vida - 9 meses
Habitat - lugares quentes, húmidos e escuros
Alimentação - omnívora

Blatta Orientalis (Barata oriental)

 

Tamanho - 2 a 3,5 cm.
Nº de ootecas - 5 a 10
Nº de ovos por ooteca - 12 a 16
Tempo de incubação - 37 a 65 dias 
Duração da fase ninfa - 5 a 9 meses
Tempo médio de vida - 282 dias
Habitat - lugares frescos e húmidos
Alimentação - omnívora 

 
Importância para a saúde

As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastroenterites, carregando vários agentes patogénicos através de seu corpo, patas e fezes, pelos locais por onde passam (são por isso consideradas vectores mecânicos), são ainda vectores que disseminam bactérias, fungos, vírus e protozoários patogénicos, causadores de enfermidades (conjuntivites, gastroenterites, infecções urinárias, gangrena gasosa, infecção de ferimentos, pneumonias, alergias, micoses, amebíase, giardíase, poliomielite, hepatite, entre outras), além de suas secreções danificarem as leituras nos discos de computadores.

 

Razões para o controle de Baratas
  • A Presença de Baratas provoca situações de embaraço, confusão desnecessária e alterações psicológicas em muitas pessoas.
  • Baratas, ou partes do seu corpo, quando encontradas em alimentos vendidos ao público, podem causar prejuízos irreparáveis, muita má imagem e a publicidade negativa é muito prejudicial.Companhias de grande reputação têm muito a perder com este tipo de lapsos de higiene.
  • Os alimentos contaminados por baratas devem de estar interditos a ser consumidos. Mesmo após serem cozinhados os alimentos podem manter odor característico das baratas.
  • Muito poucas pessoas toleram as baratas no seu local de trabalho ou na sua alimentação.

 

Métodos de Controlo

A estratégia levada a cabo pela SIMACONTROL para um controlo eficaz, implica a adopção de medidas preventivas de controle e a aplicação de insecticidas nas áreas de abrigo do insecto. Dessa forma A SIMACONTROL leva a cabo o Controlo Integrado de Pragas que é uma filosofia muito utilizada no controle de pragas urbanas com sucesso.

 

Controle Físico

Esta filosofia consiste nos seguintes passos:

  • Identificar a espécie.
    • A correcta identificação da espécie possibilita o acesso a informações técnicas e científicas.
  • Compreender a biologia e o comportamento da praga.
    • Após a identificação pode-se analisar os aspectos biológicos e comportamentais do insecto, procurando informações sobre o alimento, necessidades térmicas, humidade, habitat, e aspectos da reprodução.
  • Determinar o nível de infestação para adopção ou não do controle químico.
    • Analisar e determinar quais as condições locais que propiciam o desenvolvimento da infestação.
  • Conhecer e avaliar as medidas de controle e o seu uso (riscos, benefícios, eficácia).
    • Avaliar os métodos de controle legalmente (produtos devidamente autorizados pela D. G. Saúde) disponíveis e a sua aplicação na situação em questão.Considerar medidas como remoção mecânica (aspiração), colocação de armadilhas, detectores, controle biológico e outras.
  • Implementar tácticas seguras e efectivas de controle.
    • Avaliar o impacto das medidas a serem adoptadas sobre o ambiente (público, animais, resíduo em alimentos e utensílios).
  • Avaliar a eficiência do tratamento.
    • Realizar a monitorização do nível de infestação (armadilhas de cola contendo feromonas) após a aplicação e, se necessário, adoptar medidas de controle complementares. A monitorização feita após um tratamento pode ser utilizado como um indicador de qualidade do controle.

 

Controle Químico

Hoje em dia existem vários tipos de formulações insecticidas que podem ser aplicadas com segurança no ambiente doméstico, desde formulações líquidas, até sólidas (isco à base de gel alimentar, grânulos, armadilhas, etc.).
A aplicação de insecticidas deve ser orientada para os locais de abrigo, assim como frestas e ranhuras existentes na estrutura. Podem ser aplicados também em superfícies, visando os locais por onde a barata supostamente irá caminhar (aplicações no interior dos locais a tratar, em banda, nos cantos das paredes, e ao redor do domicílio). Os produtos usados pela SIMACONTROL, para o extermínio da praga de baratas, não incomodam o normal funcionamento das instalações a tratar, já que têm um baixo grau de toxicidade para os humanos e animais. Assim os tratamentos efectuados pela SIMACONTROL nas habitações e empresas, através da aplicação de insecticida em forma de Gel Alimentar, não necessita que as pessoas tenham que sair de suas casas após os tratamentos, Todos os insecticidas por nós utilizados estão homologados pela Direcção Geral de Saúde. Facultamos a todos os nossos clientes, caso nos seja solicitado, as respectivas autorizações da D. G. S. , bem como as fichas técnicas dos produtos utilizados.

 

Curiosidades
  • Um casal de baratas, no período de 1 ano, pode gerar até 100 mil descendentes, sendo que nos países tropicais esse número é facilmente ultrapassado.
  • A barata tem 350 milhões de anos de existência, sendo que o homem que assumiu a posição bípede data de 8 ou 9 milhões de anos atrás.
  • Não existe, qualquer produto químico que consiga penetrar na ooteca (bolsa que contém os ovos), razão pela qual deve-se obedecer ao período de tratamento estabelecido, para que se possa atingir os novos indivíduos nascidos dos ovos.
  • A Blatella germânica é a espécie de mais difícil controle, pois há muito tempo que convive com o homem, próximo das sua fontes de alimentação e criando tolerância a diversos insecticidas. Devido as suas proporções é capaz de esgueirar-se por qualquer fenda, suas ninfas completam o seu desenvolvimento em menor tempo (36 dias para ir do estágio de ovo à adulta), a sua ooteca possui um maior número de ovos, em 300 dias (tempo médio de vida), pode gerar até 300 ovos.
  • A Periplaneta americana (barata de esgoto), possui tempo médio de vida de 2 a 5 anos, produzindo até 810 ovos.
  • Para cada barata que se vê a luz do dia, existem em média 50 escondidas, pois passam até 75% do seu tempo abrigadas nos seus esconderijos.
  • A barata pode viver até 15 dias sem água ou alimentos e 30 dias somente com água proveniente da evaporação, obtida pela coacção dos alimentos.

Ponha-nos à prova!
Efectua-mos orçamentos grátis. Faça já o seu pedido aqui.