Térmitas
Térmitas
Térmitas

TERMITAS

Elas infiltram-se nas nossas casas discretamente, a coberto da luz, e deslocam-se em fila dentro das madeiras ou do solo. São brancas, ou de um branco-marfim, e vão fazendo canais na terra e na alvenaria, até encontrarem uma madeira apetitosa, que é como quem diz húmida e tenrinha. Depois, devoram-nos a casa, até à última lasca, quase sem darmos por isso. Elas são as térmitas! 

 

térmitas


As Térmitas Vivem em sociedades, às vezes relativamente simples e constituídas por um pequeno número de indivíduos. Outras vezes as sociedades são complexas e contam com milhões de indivíduos.

As suas colónias são bastante sofisticadas, pois são compostas com obreiras ou operárias que providenciam alimentação, soldados que protegem a colónia e a rainha.

 Existem vários milhares de espécies de térmitas e a sua identificação é uma árdua tarefa, mas na prática a sua classificação divide-se em 2 grandes grupos:

 

  • Térmitas subterrâneas: Que se mantêm em conexão com o terreno e usualmente requerem alto grau de humidade.
  • Térmitas das madeiras secas: Que não requerem ligação com o terreno e vivem apenas da madeira seca

As espécies mais frequentes entre nós são:

  • Coptotermes spp. Queen - térmita subterrânea
  • Cryptotermes brevis - térmita da madeira seca

 

Indícios de Infestação

ASAS - Um dos sinais mais evidentes da presença de térmitas numa habitação é o aparecimento de asas entre Maio e Agosto. Se encontrar asas perto das janelas ou em teias de aranhas é sinal que tem térmitas na sua habitação há, pelo menos 4 anos.

Som oco na madeira - quando as Térmitas consomem madeira, comem de dentro para fora, deixando uma fina camada de madeira ou verniz. Quando bater numa madeira de uma área infestada por Térmitas, a mesma irá soar a oca.

Madeira Frágil - como as Térmitas se alimentam da parte estrutural das madeiras, basta uma leve pressão para quebrar zonas que estejam infestadas.

Rachas e fendas - como as Térmitas consomem a madeira das estruturas de edifícios, essas perdas na integridade estrutural dos mesmos podem causar rachas e fendas em paredes.

Túneis de terra - as Térmitas constroem túneis de terra para se deslocar e proteger as suas fontes alimentares. Estes túneis são difíceis de encontrar, pois vão estar escondidos atrás de tectos falsos ou paredes falsas.

 

Tem algum destes indícios de infestação na sua Casa ou Empresa.
Se tem, peça-nos já uma Inspecção Gratuita.

 


Ponha-nos à prova!
Efectua-mos orçamentos grátis. Faça já o seu pedido aqui.