Desbaratização – Simacontrol – Controlo de pragas

FORMIGAS

Ant 3D Illustration

Formigas

FORMIGAS

As Formigas pertencem à ordem Hymenoptera, o mesmo grupo das vespas e das abelhas. As formigas são insectos sociais que vivem juntos em colónias.
Todas as espécies se agrupam em uma única família chamada de família Formicida.
Mesmo assim, as diferenças entre as diversas espécies são acentuadas, variando desde a formiga comum até as rurais especializadas em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a própria sobrevivência.
As colónias são de porte médio a grande, com muitas rainhas.
Novas colónias são provavelmente formadas pela migração de uma ou mais rainhas acompanhadas por um número de operárias. Estas possuem o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas.
São importantes pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, tendo preferência por substâncias adocicadas, como açúcar, bolos e outros.
Entre as mais importantes temos a Formiga Argentina (Linepithema Humile); a Formiga-Faraó (Monomorium pharaonis); Formiga de Jardim (lasius Niger).

FORMIGA DE JARDIM (Lasius Niger)

A formiga negra é um insecto himenóptero de 3mm, que faz ninho nos exteriores ( às vezes por baixo dos edifícios ) e costumam deslocar-se para irem buscar alimentos no interior .As ninfas podem encontrar-se no solo, em forma de montículos debaixo das lousas dos jardins .
Estes insectos vivem em colónias, mas nele existe uma fêmea fértil, a rainha, que é fecundada pelos machos e põe os ovos.
Período de incubação dos ovos ———— 3 a 4 semanas
Duração da fase de larva ———— 2 a 3 semanas
Tempo total ovo-adulto ———— 8 a 12 semanas
O cuidado a ter com as crias juvenis está a cargo das fêmeas estéreis (obreiras ) que estão encarregues de procurar e transportar os alimentos para o ninho.
Uma característica especial deste tipo de formigas é a transformação, no final do verão, em voadoras, que podem penetrar em locais muito incómodos ; isto deve-se a que machos e fêmeas realizam um voo nupcial antes do acasalamento depois da fecundação constroem um novo formigueiro .
As formigas negras alimentam-se preferencialmente de coisas doces, proteínas, gorduras e também de pequenas moscas e de outros insectos similares .
O seu sentido de olfacto está bem desenvolvido e faz com que sigam rotas determinadas à procura de comida, chegando a infestar vivendas e outros locais.
O controlo deste tipo de insectos é de particular importância nas industrias de fabricação e manipulação de alimentos e bebidas .

formiga-de-jardim

FORMIGA FARAÓ (Monomorium Pharaonis)

A formiga faraó chegou a representar um grave problema em muitos países do mundo .
Este parasita diminuto pode permanecer activo durante todo o ano nos edifícios, infestando hotéis, hospitais, laboratórios, lojas de alimentação, etc…
As infestações podem ser enormes, com múltiplas colónias no mesmo edifício

 

Descrição
A formiga faraó é muito pequena ; as obreiras medem só 1,5 a 2mm .
Sua cor varia de amarelada a avermelhada e a parte traseira do abdómen costuma ser escura
O seu corpo tem 2 módulos, o tórax não tem espinha.
As antenas das obreiras são constituídas de 12 segmentos e terminam numa maçã de 3 segmentos.

formiga-farao

Hábitos – A formiga faraó é originária de Africa.

A duração do ciclo, do ovo a adulto é de 1 mês a mês e meio .
As obreiras adultas só vivem uns 2 meses . Os machos vivem só 2 a 3 semanas depois de acasalar. A rainha pode viver até 9 meses, e chega a depositar 400 ovos. Estas formigas raramente produzem exemplares voadores. Costumam acasalar no ninho. A formação de novas colónias só aparecem porque parte da colónia emigra em massa para uma nova localização. Durante estas emigrações, as obreiras transportam ao mesmo tempo ovos e larvas. Acontece que num mesmo edifício podem existir várias colónias ao mesmo tempo. As colónias são de tamanho variável, ou seja, pode haver uma rainha e uma corte de obreiras, ou vários centos de rainhas com mais de cem mil obreiras. As emigrações acontecem devido ao excesso de população, problemas com o aquecimento / arrefecimento dos edifícios, por aplicação de produtos repelentes insecticidas, produtos de limpeza, pinturas, etc..
As colónias novas, são pequenas e tardam algum tempo em ir buscar alimentos, activamente, e utilizam novas rotas (este comportamento pode confundir o observador, fazendo crer que o tratamento rotineiro, já realizado, foi eficaz ).

formiga-farao-familia

FORMIGA ARGENTINA (Linepithema Humile)

Descrição e Biologia : é de pequeno tamanho, sem castas, isto é, as obreiras não têm diferenciação morfológica, são todas iguais.
Os machos são um pouco maiores que as obreiras e de cor escura. As Fêmeas (rainhas) têm o abdómen mais volumoso e são de cor mais escura que as obreiras.
As formigas operárias tem cerca de 3 mm de comprimento e podem facilmente passar através de rachaduras e buracos não maiores que 1mm de tamanho.
As rainhas tem de duas a quatro vezes o comprimento das operárias.
Estas formigas criam abrigos no chão, em fendas nas paredes de concreto, nos espaços entre as tábuas e vigas, mesmo entre os pertences em habitações humanas.
Esta espécie não constrói ninhos e raras vezes anda isolada.
De verão qualquer abrigo lhe serve, debaixo das pedras, no colo das árvores, no sopé dos muros, etc…
No Inverno refugia-se em lugares abrigados, pilhas de estrume, nas paredes das casas, nos currais e estábulos, etc.
Ao contrário do que acontece com outras espécies, a formiga argentina recebe sempre bem nos seus abrigos, não só os indivíduos isolados, como colónias inteiras que procuram o mesmo tipo de refúgio.
Em áreas naturais, nidificam geralmente superficialmente entre folhas soltas ou debaixo de pedras pequenas, devido à sua fraca capacidade de escavar os ninhos mais profundos.
No entanto, se uma espécie de formiga, que tenha abrigos mais profundos, abandonar seu ninho, as colónias de formigas argentinas prontamente assumem o espaço.
Ao contrário do que acontece com outras espécies, a formiga argentina recebe sempre bem nos seus abrigos, não só os indivíduos isolados, como colónias inteiras que procuram o mesmo tipo de refúgio.

formiga-argentina

Tem algum destes indícios de infestação na sua Casa ou Empresa.

Se tem, peça-nos já uma Inspecção Gratuita.

Ponha-nos à prova!

Peça um orçamento grátis aqui.