Desbaratização – Simacontrol – Controlo de pragas

BICHO DA MADEIRA

Destaque Carunchos da Madeira

Bicho Madeira

BICHO DA MADEIRA

O termo  “bicho da madeira” é a expressão genérica usada para um certo número de insectos xilófagos que atacam quer as “Madeiras Duras” quer as “Madeiras Moles”. O ataque mais vulgar por um insecto xilófago é o do caruncho, que averba cerca de 75 % das infestações em edificios. É na fase de larva que estes Insectos perfuram e comem a Madeira.  Estas pragas podem atacar antiguidades preciosas e componentes estruturais dos edifícios. Existem uma incrível variedade de xilofagos que atacam as madeiras e algumas conseguem mesmo viver confortavelmente em madeira totalmente seca. As espécies mais comuns em Portugal são:

Caruncho Pequeno da Madeira - Anobium punctatum

Possuem o tórax arqueado e o corpo quase cilíndrico, o tórax forma uma espécie de protórax onde está situada a cabeça que se encontra quase escondida. Os adultos possuem asas, sendo este o seu meio de propagação. As larvas são curvadas, com rugas e pelos finos, são brancas e a sua parte traseira é mais grossa. As larvas ainda muito pequenas começam a escavar um túnel para o interior da madeira. O tempo de desenvolvimento das larvas é de 2-3 anos ou mais, dependendo da humidade, da temperatura e do tipo de madeira. Nos túneis de 1-2 mm de secção circular as larvas vão deixando os excrementos em forma de bolas pequenas, misturadas com partículas não digeridas da madeira, dando lugar a um tipo característico de serradura granulada que enche todo o túnel. A quantidade de água na madeira é um factor importante para o bom desenvolvimento da larva, uma vez que necessitam que a madeira esteja humedecida; inclusivamente se houver fungos presentes, aumenta a velocidade de desenvolvimento desta, por estes constituírem uma fonte de proteínas adicionadas à celulose da madeira.

anobium-punctatum

Caruncho Grande da Madeira - Hylotrupes bajulus

Este insecto possui antenas, tem uma cor escura quase preta, o corpo está coberto de pelos de cor clara e possuem asas que constituem o seu melhor meio de propagação. As larvas são de cor branca pálida e possuem duas mandíbulas rectas e escuras. Os ovos postos pela fêmea eclodem após duas semanas, introduzindo-se na madeira e alimentam-se do borne, sendo capazes de realizar a digestão da celulose e acelerando o seu desenvolvimento se a madeira estiver infestada por fungos. A larva quando está a roer emite um barulho característico.  Formam túneis ou galerias que estão cheios de serradura de cor amarela, sendo a saída dos túneis para o exterior em forma de ovo e com os rebordos ligeiramente gastos. Junto à serradura podem-se observar as fezes cilíndricas muito características do capricórnio.

hylotrupes-bajulus

Caruncho da Madeira - Nacerdes malamura

O seu comprimento é cerca de 7 a 14 mm, de cor castanho amarelado com pontos pretos nas asas coreáceas . Apresentam 3 estrias a todo o comprimento dos élitros. Os ovos são depositados na madeira húmida, em decomposição. As larvas perfuram a madeira durante cerca de 9 meses e depois emergem no Verão. As larvas requerem que a madeira seja constantemente molhada, para que os fungos decomponham as fibras da madeira. São duas fontes principais de infestação em edifícios – madeiras estruturais húmidas devido a infiltrações pela água das chuvas, e peças de madeira debaixo de fundações em betão armado, caminhos e circuitos de pedestres.

nacerdes-malamura

Caruncho da Madeira - Lyctus brunneus

Lyctus brunneus são actualmente considerados como um dos insetos xilófagos mais perigosos devido ao dano que causam em madeiras trabalhadas. Eles são frequentemente encontrados em ambientes naturais, mas também em armazéns, museus, moradias … onde infestam  móveis antigos, pavimentos e todo tipo de madeiras artesanais (molduras, vários objetos …)

lyctus-brunneus

Prevenção

O caruncho como madeira temperada ou úmida não tratada. Eles são frequentemente encontrados no lado sul dos edifícios, ou em madeiras de piso porque essas áreas são propensas a umidade. Eles também gostam de madeira macia ou madeira não tratada, e podem ser comuns em madeiras nativas não tratadas em casas mais antigas. A madeira serrada também é mais propensa a ataques de bocarunchorer, do que uma superfície lisa.
Não é incomum, ter caruncho atacar algumas tábuas e não outras – as intocadas são provavelmente madeira de coração mais dura.
Não surpreende que o caruncho possa enfraquecer a madeira, e a longo prazo começará a ameaçar a integridade estrutural dessas partes de sua casa ou edifício comercial. Por isso, é importante aplicar um tratamento que mate o caruncho, pare seu ciclo de vida e previne uma re-infestação.

Tratamento

Madeira infestada POR BICHO DA MADEIRA pode ser tratada. O único tratamento de longo prazo para o caruncho é uma aplicação de um insecticida residual ou Gel sob a superfície ou, que durará mais do que o ciclo de vida do caruncho
Na Simacontrol, usamos um Gel Emulsão, para todas as aplicações de madeira nua.
O Gel em emulsão é de absorção profunda que se impregna na madeira e age como um inseticida de madeira, fungicida e conservante. Quando aplicado, esse tipo de tratamento mata o caruncho, à medida que emerge em direção à superfície da madeira, prevenindo uma possível rei-infestação
Em madeiras pintadas e envernizadas, incluindo móveis, a Simacontrol usa um inseticida produto líquido pronto a usar (AL) destinado ao tratamento contra todo o tipo de insectos e fungos xilófagos., que é aplicado por injeção de pressão, nos buracos de voo.
Os tratamentos por nós realizados são tratamentos Curativos e Preventivos.

Ponha-nos à prova!

Peça um orçamento grátis aqui.